Em São Martinho, a Junta de Freguesia procedeu à entrega dos prémios relativos ao concurso de postais de Natal. Uma iniciativa que tem sido dinamizada todos os anos junto das cinco escolas do ensino básico da freguesia e que tem como objectivo envolver a comunidade escolar nas actividades de Natal, assim como promover e valorizar o imaginário dos mais novos, sendo atribuídos prémios aos três melhores classificados das escolas da Ajuda, São Martinho, Lombada, Areeiro e Nazaré.
À imagem do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, também no próximo Natal os desenhos agora escolhidos vão servir para ilustrar os postais que serão utilizados pela Junta, como revela Duarte Caldeira Ferreira. O autarca de São Martinho sublinha que “esta é uma forma de levar as “obras de arte” dos mais novos até à casa dos moradores da freguesia, pois a criatividade demonstrada pelos alunos merece sair das escolas e colorir a freguesia”.
O presidente da Junta de Freguesia reforça a importância de, aos poucos, regressarem os momentos de convívio, obviamente com restrição do número de participantes e obedecendo a apertadas medidas de segurança. Duarte Caldeira Ferreira lembra que “a comunidade escolar tem sido das mais afectadas pela pandemia e que, como tal, merece a realização destes convívios, ainda que restritos, acima tudo pela resiliência demonstrada ao longo deste ano lectivo”.
A cerimónia, que decorreu no espaço anexo à junta e que juntou alunos, encarregados de educação, professores e representantes das direcções das escolas, serviu igualmente para atribuir o prémio relativo ao estabelecimento de ensino da freguesia que reuniu o maior número de famílias participantes no concurso Eco-Famílias, dinamizado pela Junta de São Martinho em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa.
Nesta edição a Escola da Ajuda foi a vencedora do prémio de 750 euros atribuído pela Junta de São Martinho.