No âmbito do projecto Erasmus +,’Man and the sea, histories and perspectives’, sete alunos e dois docentes da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (São Vicente) realizaram, entre os dias 12 e 18 de Maio, uma visita a Morlaix na região da Bretanha, França.
Durante esta semana, os participantes madeirenses interagiram com os seus congéneres do Lycée Agricole Suscinio (escola coordenadora do projecto) e do Liceo Enrico Medi de Battipaglia (Itália), tendo participado em diversas actividades organizadas pela escola anfitriã sob o tema da Fragilidade da Costa.
Segundo a Escola de São Vicente, o grupo fez ainda uma visita guiada ao centro histórico da cidade de Morlaix, onde ficou a conhecer o rio que banha a cidade, as Maison à Pondalez, (casas de madeira e pedra construídas no século XVI por mercadores de linho) que testemunham o passado rico e próspero desta cidade da Finisterra, o imponente viaduto (verdadeiro ex-libris da cidade) e a Câmara Municipal, onde ouviram uma breve preleção sobre a história e construção da cidade.
Nos restantes dias desta mobilidade, foram feitas visitas à costa da Bretanha para testemunhar a importância da apanha de algas, abundantes em toda a orla costeira desta região, que são depois transformadas em produtos para consumo alimentar e cosméticos. Todos os intervenientes tiveram a oportunidade de participar na apanha e prova das diferentes algas disponíveis aquando da maré baixa.
No final desta actividade, os alunos tiveram ainda uma aula de arte com algas, orientada por uma artista local, assim como uma caminhada ao longo da costa, por trilhos frequentados por locais e turistas, e velejar os muito procurados Char à Voile.
Os alunos e docentes provaram ainda deliciosos crepes, salgados e doces, bem como o prato típico da região – Kig Ha Farz, semelhante ao Cozido à Portuguesa, mas com farro em vez de arroz e assistiram a um concerto de música pop dos anos 60, 70 e 80.
Esta semana resultou numa “experiência única e enriquecedora, tanto em termos linguísticos, culturais como pedagógicos”, destacou o estabelecimento de ensino nortenho, salientando que a próxima etapa será Battipaglia, Itália no próximo mês de Outubro.