Tal como o ‘Diário das Freguesias’ já noticiou, decorre ao longo deste mês de Janeiro e princípio de Fevereiro, a iniciativa ‘Tempos de Hortifruticultura’ promovida pela autarquia local, através do CDISA Quinta Leonor.
Amanhã, dia 25, terão início as actividades de formação que se prolongarão até ao dia seguinte. Com efeito, amanhã, entre as 11 e 12 horas, no jardim do Centro Cívico, será feita, pelos técnicos da Direcção Regional de Agricultura (DRA) uma demonstração de enxertia de cerejeiras, destinada aos alunos da EB1/PE do Jardim da Serra.
No dia seguinte, sábado, entre as 10 e as 13 horas, na Quinta Leonor, o técnico agrícola Joel Sousa dinamizará uma acção de demonstração de enxertia de árvores de fruto. Logo após esta acção, a Aurélia Sena, engenheira e técnica da DRA, orientará uma acção de formação sobre o ‘Controlo da Armillaria nos Pomares de Cerejeiras’.
Estas últimas acções destinam-se aos agricultores e outros interessados nestas temáticas. À semelhança do verificado nas edições anteriores, não haverá custos para os participantes, nem para os proprietários das árvores que serão enxertadas, sendo os respectivos custos suportados pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, com o apoio da DRA.
A campanha ‘Tempos de Hortifruticultura’ tem como objectivos principais a defesa da paisagem rural, a preservação e a propagação das variedades regionais de árvores de fruto, com especial destaque para a cerejeira.
A presente edição enquadra-se na submedida 10.2 do PRODERAM (Apoio à Conservação e à Utilização e Desenvolvimento Sustentável de Recursos Genéticos da RAM). O projecto constituído no âmbito desta medida tem como parceiros a Universidade da Madeira/GEMOBANCO/ISOPLexis-CDISA Quinta Leonor, a DRA e a Associação de Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira.