Tal como vem acontecendo nos últimos sete anos, a freguesia de Gaula volta a juntar-se para mais uma edição da ‘Festa da Amora e da Doçaria Tradicional’, procurando divulgar e promover a cultura gaulesa.
O evento, que acontece a partir de quinta-feira, prolongando-se até domingo, terá lugar no adro da igreja da Achada de Gaula, com várias iniciativas, aliando-se às celebrações do ‘Dia da Freguesia’, embora o aniversário se assinale apenas a 13 de Setembro.
O programa da festa abre com uma reconstituição histórica da ‘Vida no Moinho’, encenação que será feita a partir das 17 horas, no moinho das Levadas.
Integrada também nestas celebrações está a XI edição da ‘Noite de Fados’, que acontece entre as 21h30 e as 22h30 da próxima sexta-feira. Nesse mesmo dia passarão ainda pelo palco os os artistas Carlos Sá (21 horas), Johne D’Luka (22h30) e Bryan Wilson (23h30).
No sábado o destaque musical vai para Roni de Melo, que actua às 22h30, embora durante o dia sejam vários os grupos, muitos deles locais, que vão animar a festa. Para as 20h45 está agendada uma homenagem a Manuel das Neves Vieira, que esteve durante alguns anos à frente da Casa do Povo local.
A manhã de domingo será preenchida com duas celebrações religiosas, uma na paróquia da Achada (às 9h30), outra na paróquia de Nossa Senhora da Luz (às 10h30). Seguir-se-á o concurso de doçaria tradicional, com as respectivas provas de degustação. Durante a tarde do dia 8, haverá espaço para as comemorações associadas ao ‘Dia da Freguesia’, com sessão solene e visita ao comércio. Este último dia contará com as actuações do grupo humorístico 4Litro (20 horas), os artista Pedro Garcia (21h30) e o grupo musical ‘De Passagem’ (23 horas).