Com o objectivo de dar a conhecer o roteiro da cana-de-açúcar e divulgar o património cultural e arquitectónico da freguesia do Porto da Cruz, a Associação Grupo Cultural Flores de Maio, como já aqui referimos, leva a efeito, nos próximos dias 5 e 6 de Maio, o 3.º Festival ‘Apanha da Cana’, que decorrerá na Praça da Alagoa, no Salão Paroquial e na Engenhos do Norte, Lda.
Este evento pretende associar o património imobiliário à vertente cultural, apresentando um conjunto de iniciativas no centro da vila, com diferentes intervenções artísticas e culturais. Para além desta vertente, serão programadas caminhadas com turistas que poderão apreciar as belas paisagens desta freguesia, assim como assistir, in loco, à apanha da cana-de-açúcar.
Destaca-se, nas suas várias actividades constantes do programa, a 11.ª edição do Festival Infantil ‘Vozes em Flor’, no sábado, dia 5, pelas 18h30, na Praça da Alagoa, evento que reúne vozes infantis representativas das diferentes escolas do 1.º ciclo do município de Machico e que se vem afirmando pela sua qualidade e envolvência de públicos. Entre as 20h00 e as 01h00 haverá animação no palco principal e no recinto destinado ao evento (Praça da Alagoa) e as tradicionais barracas de comes e bebes.
No domingo, dia 6, pelas 16h30, destaca-se a realização da 3.ª edição do Concurso de Ponchas, com o apoio da Engenhos do Norte, Lda, que tem por objectivo homenagear a mais popular bebida madeirense através da criatividade de todos aqueles que queiram associar-se, através de uma inscrição prévia. Pelas 19h00, acontecerá a sessão oficial do evento, com a presença de várias entidades, antecedida pela entrega de prémios dos vários concursos e pela visualização do documentário ‘Das canas ao engenho’, da autoria de Eduardo Costa. Durante todo o dia e até às 00h00 haverá, igualmente, um programa de animação na Praça da Alagoa.