• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Tributo à fadista Eugénia Maria lotou Salão Paroquial do Imaculado
2 Fevereiro, 2025
Junta do Imaculado sensibiliza alunos da APEL para relações saudáveis
15 Fevereiro, 2025

Apoio ao consumidor no Imaculado cresceu em 2024

14 Fevereiro às 9:17

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a DECO – Associação de Defesa do Consumidor, parceiros desde janeiro de 2023, realizaram, esta quinta-feira, uma reunião de balanço à atividade do ano transacto.

O presidente da Junta, Pedro Araújo, e a representante da DECO, Alexandra Caldeira, analisaram os resultados alcançados por este serviço gratuito, que tem garantido apoio direto e especializado aos moradores.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o Balcão de Atendimento ao Consumidor da DECO realizou 127 atendimentos, um aumento de 10,4% em relação a 2023, para além do apoio diário prestado via telefone e email.

Os consumidores puderam esclarecer dúvidas e obter assistência em áreas como gestão de finanças pessoais, reestruturação de créditos, direitos do consumidor, telecomunicações, banca, habitação e seguros.

A parceria destacou-se ainda pela implementação do Balcão de Habitação e Energia, um projeto que visa apoiar os moradores na redução dos seus custos energéticos, promovendo boas práticas na utilização de recursos e esclarecendo dúvidas sobre contratos e faturas.

A aposta na informação e sensibilização da população foi reforçada, com a realização de ações informativas sobre direitos do consumidor e poupança de energia, garantindo o acesso a conhecimento essencial para um consumo mais consciente e sustentável.

Outra novidade foi o lançamento do projeto Lifestyle, que visa incentivar os cidadãos a calcular a sua pegada de carbono e a adotar hábitos mais sustentáveis, fruto do compromisso de ambas as entidades com a sustentabilidade ambiental e com o bem-estar da comunidade.

Recorde-se que, desde janeiro de 2023, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria acolhe o único balcão da DECO na cidade do Funchal, sendo um ponto de referência para a população local e também para residentes de outros concelhos.

“A continuidade desta parceria reafirma o compromisso da Junta em estar sempre ao lado dos moradores, proporcionando serviços inovadores e eficazes que contribuem para uma melhor qualidade de vida”, destaca o presidente Pedro Araújo.

Share
Francisco José Cardoso
Francisco José Cardoso

Publicações relacionadas

27 Maio, 2025

Cultura em destaque no último ‘Tema da Semana’ da Universidade Sénior do Imaculado


Ler mais
25 Maio, 2025

Festa da Flor no Imaculado anima Jardim de Santa Luzia


Ler mais
23 Maio, 2025

‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja
  • Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos
  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
  • EB1/PE das Figueirinhas realiza mobilidade Erasmus+ na Áustria
  • Tunacedros de São Roque do Faial em digressão a Viseu
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.