Termina na próxima Sexta-feira o período de candidatura ao apoio para a aquisição de medicamentos que a Câmara Municipal de Santa Cruz disponibiliza aos seus munícipes mais carenciados.
Segundo os dados revelados pela Autarquia, até ao momento já deram entrada na Divisão de Coesão Social 57 pedidos de famílias santacruzenses a este apoio, abrangendo um total de 87 pessoas das quatro freguesias.
Após análise das candidaturas, os beneficiários apontados pela Câmara Municipal irão receber um cartão com um valor predefinido com o qual poderão adquirir a sua medicação numa farmácia à sua escolha. Para operacionalizar e tornar este apoio social mais eficaz, a Câmara de Santa Cruz firmou um acordo com a Associação Dignitude, uma instituição de solidariedade social gestora do ‘Programa abem: Rede Solidária do Medicamento’, que tem por principal objectivo permitir a todos os portugueses em situação de carência o acesso aos medicamentos de que precisam, de forma digna.
O Município de Santa Cruz passa, assim, a ser o primeiro da Região a integrar esta iniciativa, o que, para Filipe Sousa, “é uma forma de melhorar o acesso a esta ajuda”, ao mesmo tempo que vai ao encontro das reais necessidades da população e permite uma melhor gestão do Fundo de Emergência Social. O presidente da Câmara faz questão de salientar, também, que “esta opção permitirá alcançar uma abrangência maior do apoio, chegando a um maior número de munícipes, já que todo o agregado familiar fica, assim, beneficiado”, disse-nos.
As famílias que pretendam candidatar-se a este apoio social deverão fazer prova dos rendimentos que auferem e dos encargos mensais que suportam, nomeadamente com habitação, educação e saúde. O interessados, têm até ao final desta semana para entregar nos serviços camarários a documentação e o respectivo requerimento, devidamente preenchido.