Tal como o ‘Diário das Freguesias’ adiantou na semana passada, as juntas de freguesia do Arco de São Jorge e da Ilha viram ser renovado, na reunião da Assembleia Municipal que decorreu na manhã de ontem, o apoio financeiro que viabiliza o seu funcionamento, já que os dinheiros recebidos do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF) através do Orçamento de Estado não é suficiente para assegurar o pagamento das despesas correntes e das respectivas funcionárias administrativas que, além de todo o trabalho administrativo da Junta, garantem os serviços do posto de correio.
Esta é uma situação que se mantém de há 15 anos a esta parte. Ao ser agora validade pela Assembleia Municipal, fica garantido que, ao longo deste ano, o Arco de São Jorge pode contar com 1.200 euros mensais, enquanto à Ilha cabe a quantia de 300 euros por mês.
Teófilo Cunha refere que “esta foi a forma encontrada para apoiar estas duas juntas de modo a garantir que a população não é prejudicada”. O presidente da Câmara Municipal de Santana salientou que “já estão orçamentados 90 mil euros para apoio financeiro a todas as juntas, num reforço de 30% do FFF de cada Junta”, faltando apenas decidir se será feito por delegação de competências, com os respectivos acordos de execução ou de outra forma, sendo certo que o objectivo é “manter sempre o mesmo princípio, mais verbas mais obrigações”, salientou.