Amanhã, dia 3 de Março, a freguesia de São Martinho assinala o seu 440.º aniversário. Para marcar estas comemorações, a Junta preparou algumas iniciativas que terão como palco o recentemente requalificado Cais do Carvão.
A sessão solene tem início marcado para as 10 horas, contando com várias entidades da freguesia e do concelho. Paulo Cafôfo, presidente da Câmara é uma das presenças já confirmadas.
Como habitualmente acontece, estas celebrações serão aproveitadas pelo executivo da Junta em exercício para prestar homenagem quer a instituições, quer a cidadãos da freguesia que, de uma forma elevada, se relevaram nas mais diversas áreas.
Este ano, entre os homenageados destaca-se o Regimento de Guarnição nº 3, enquanto força militar que tem tido um papel preponderante junto da sociedade civil, sendo parceiro em diversas actividades da Junta e de outras entidades da freguesia, destacando-se, nomeadamente, a sua actuação aquando da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010 ou do incêndio de Agosto de 2016.
Amanhã será, também, homenageada a poetisa Fátima Pitta Dionísio, professora de história e português, aposentada, um dos nomes de relevo da cultura madeirense, em especial no campo da literatura.
Gilda Mendes Alves, será outra das homenageadas. Figura bem conhecida no desporto regional, foi fundadora do Clube Amigos do Basquete (CAB) e a sua história é indissociável da história do CAB, um dos principais clubes da freguesia. Fez parte do Centro de Alto Rendimento em Lisboa, tendo pertencido à equipa técnica nacional, responsável pela participação no Campeonato da Europa e apuramento para o Campeonato Mundial. Actualmente coordena o Mini Basquete do CAB.
Música e desporto
A animação musical que encerrará as comemorações do aniversário será protagonizada por Miguel Menezes, um músico madeirense.
Integrado nas comemorações do dia da freguesia, terá lugar, também amanhã, no campo do RG3, um torneio de futebol de 11 feminino, que conta com a presença das equipas da Escola de Futebol João Inácio, Alma Lusa, Clube Escola O Liceu e Bairro da Argentina. A competição tem início marcado para as 14 horas.
Orçamento participativo é aposta deste ano
Questionado sobre os grandes projectos em curso na freguesia, Duarte Caldeira Ferreira, além de referir as várias iniciativas que o seu executivo tem implementado no âmbito do social e da promoção da cultura, destaca a importância do do orçamento participativo das escolas básicas da freguesia, que está agora em fase de escolha de ‘candidaturas’. De acordo com o presidente da Junta, “o grande obejctivo deste projecto não é, tanto, dotar as escolas de mais equipamentos ou meios, é sim incutir nas crianças, e por entremeio destas, nos encarregados de educação, a necessidade de participação cívica activa”, refere o autarca, que acredita ser esta a melhor forma para que os fregueses sintam que as suas escolhas importam e têm consequências no quotidiano da freguesia. No final do mês de Março serão votadas as escolhas, em cada uma das escolas envolvidas.