A Junta de Freguesia do Arco de São Jorge, em colaboração com o Museu do Vinho e da Vinha e com o Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira, promove esta segunda-feira, 11 de Setembro, a quarta edição da ‘Pisa da Uva’.
O evento decorrerá no próprio museu, com recurso a um dos três lagares do espaço, que visa promover, junto de quem visita o Arco de São Jorge, a tradição das vindimas e o Vinho Madeira. Do programa constam a apanha da uva, o transporte para o lagar em cestos típicos, a pisa da uva, a prova do mosto e ainda um adocicar de paladares com doçaria e pão tradicionais, tudo conjugando com animação musical.
Todo a actividade está vocacionada para a participação dos turistas e demais visitantes, que cada vez mais estão em maior número na freguesia devido à crescente resposta hoteleira local, podendo eles próprios serem parte integrante deste processo da vindima e vivenciarem toda a animação que há em redor do “fazer do vinho”.
A organização convida toda a população, local e forasteira, jovens e menos jovens, a participar nesta “festa” da vindima, relembrando uma das maiores atividades da freguesia, a produção de vinho.
Museu do Vinho e da Vinha
Encontra-se situado no Campo Experimental de Viticultura do Arco de São Jorge. O museu apresenta uma exposição que retrata os costumes e os elementos utilizados, ao longo do tempo, na produção do vinho regional. Esta exposição encontra-se inserida numa antiga adega recuperada. A mesma é composta por utensílios usados na viticultura, maioritariamente, cedidos pela população local, e ainda, no exterior da adega, é possível apreciar o campo experimental de viticultura.
O espaço inclui ainda uma unidade de produção denominada Doces e Tradições, que comercializa pão caseiro, bolos de mel, broas e peças em vime. Deste modo, o Museu do Vinho e da Vinha promove a possibilidade de degustar os vinhos locais, o pão caseiro, o bolo de mel e as broas produzidas neste espaço.