Têm início hoje a VII edição da Semana Cultural da Ajuda, uma iniciativa promovida pela Associação ‘ARCA D’Ajuda’ que se prolonga até à próxima segunda-feira, envolvendo centenas de pessoas de várias idades.
O pontapé de saída será dado logo à tarde, a partir das 18 horas, no Jardim Público da Ajuda, com um misto de actividades desportivas e música, junção que, de resto, vai ser uma constante durante este fim-de-semana prolongado.
De entre as várias iniciativas previstas, destaque para as actividades de capoeira, de esgrima ou de atletismo. Haverá este ano pela primeira vez um passeio de todo o terreno. Ainda no mundo automóvel, repete-se, no domingo, o passeio de carros clássicos, com os ‘Amigos Fiat’.
Amanhã, a partir das 16 horas, nota para o ‘Jardim Arte’, uma iniciativa desenvolvida pela Junta de São Martinho que junta algumas bandas madeirenses à criatividade de artistas plásticos regionais, levando, desta forma, a arte regional aos espaços verdes da freguesia.
8 anos de intensa actividade
Conforme revelou ao ‘Diário das Freguesias’ Trindade Silva, “a ideia deste evento é trazer para o exterior algumas das modalidades desportivas que a ARCA d’Ajuda promove ao longo de todo o ano, cativando novos atletas, a que se junta a arte e a cultura”. O presidente da direcção desta associação que assinala oito anos de existência no próximo dia 29 de Junho, reconhece que “tudo começou por carolice, mas rapidamente a receptividade foi tanta que a associação criada para organizar a festa da Ajuda se transformou em clube desportivo, com atletas federados”, frisou.
Ao todo são mais de uma centena os atletas que estão ligados à diferentes modalidades desportivas desta associação, com destaque para o voleibol, a pesca desportiva, a esgrima e o atletismo, modalidades federadas. Mas há também uma aposta nos escalões de formação e noutras modalidades direccionadas para crianças, como a yoga, a capoeira ou o xadrez.
Nos projectos futuros, a ARCA d’Ajuda não descarta a possibilidade de criar um Centro de Dia e alargar o leque de actividades disponibilizadas à população.