O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, visitou esta manhã o arranque das obras de construção do novo caminho agrícola da Nogueira, na freguesia de Câmara de Lobos.
Na visita Pedro Coelho salientou que “Câmara de Lobos é o município da região com maior concretização material de investimento público. Neste momento, estão a decorrer em todo o concelho, sob a responsabilidade municipal, um vasto número de obras públicas que envolvem investimento global na ordem dos 10 milhões de euros.”
A empreitada de construção do caminho agrícola da Nogueira, localizado nas zonas altas da freguesia de Câmara de Lobos, compreende a execução de um novo arruamento rodoviário com uma extensão total de 984 metros, composto por dois ramais, um com uma extensão de 430 metros e o outro ramal com 554 metros. A empreitada envolve um investimento na ordem dos 1.934.658,67€, acrescido do imposto sobre o valor acrescentado, sendo comparticipado pelo programa PRODERAM em 85%.
Na visita o presidente da edilidade câmara-lobense, Pedro Coelho, expressou o seu agrado pela capacidade de execução evidenciada pelos serviços municipais. O autarca referiu que, “este mês, no passado dia 10, já inauguramos o novo caminho das Escadinhas da Ribeira da Caixa, e estamos a finalizar a execução das obras no Caminho da Partilha, na Quinta Grande, que contamos inaugurar brevemente. Neste momento, Câmara de Lobos é o município da região com maior concretização material de investimento público. Estão a decorrer em todo o concelho, sob a responsabilidade municipal, um vasto número de obras públicas que envolvem investimento global na ordem dos 10 milhões de euros.”
Pedro Coelho referiu ainda que, para além das obras no terreno, o executivo de Câmara de Lobos tem já elaborados os projetos para novos caminhos agrícolas, a saber a 2.a fase Achada/Chote, freguesia do Jardim da Serra; da Casa Caída, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos; da Vargem, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos; da Caldeira, na freguesia de Câmara de Lobos; entre outros projetos que se encontram em estudo. O autarca referiu que o orçamento global para executar estas obras ronda os 8 milhões de euros, pelo que exortou o Governo Regional da Madeira a promover uma nova fase de concursos para candidaturas ao PRODERAM 2020, para que estes investimentos possam ser viabilizados.
Sobre o novo caminho agrícola da Nogueira em execução, o autarca referiu que “para além de servir a extensa área agrícola existente no local, a obra visa permitir em boas condições o acesso automóvel, a um elevado aglomerado habitacional existente ao longo do traçado. Por isso, a conceção do traçado teve o intuito de servir da melhor forma possível os terrenos agrícolas existentes no local, assim como também, não descurando o acesso automóvel às habitações.”
O perfil transversal adotado, é constituído por faixa de rodagem com 4.00m de largura, acrescida de 0.50m de valeta para escoamento das águas pluviais, bem como as respetivas redes de água potável, drenagem de águas residuais e iluminação pública.