A freguesia dos Prazeres recebe, no próximo domingo, 10 de Fevereiro, no adro da igreja, o trabalho artístico do americano Eames Demetrios ‘Origem da Ternura’ que é, em simultâneo, a primeira instalação em Portugal do seu projecto Kcymaerxthaere, considerado uma das maiores obras de arte do mundo.
Na sexta-feira seguinte, dia 15 de Fevereiro, às 19 horas, o artista inaugura uma exposição na Galeria dos Prazeres, alusiva não só à referida instalação, como também ao projecto global em que se insere.
O marco nos Prazeres é apenas o começo de um processo que envolve mais sete instalações numa área de 2.000 km, para criar uma “forma poderosa que é descrita na história ‘Origem da Ternura'”. Uma das instalações acontece no Continente, outra está prevista para a Madeira, assim como no subaquático em São Miguel, Açores, na Terceira, Açores, e três no oceano profundo.
A Madeira é, assim, a chave de uma das maiores obras de arte. A exposição na Galeria dos Prazeres é a primeira oportunidade de ver os projectos dos sete marcos ou instalações.
A peça no adro da igreja dos Prazeres conta parte da narrativa associada ao projecto Kcymaerxthaere. O artista faz questão de apresentar à comunidade o conteúdo desta instalação que agora inaugura, porque o seu projecto tem vindo a criar “um novo conjunto de conexões entre as pessoas, lugares e comunidades”. Demetrios refere ainda que a “experiência decorrente das histórias de Kcymaerxthaere pode ajudar-nos a ver as nossas próprias possibilidades e a ver o próprio mundo com novos olhos”. Isto no sentido de que “essas histórias e instalações ajudam as pessoas a verem coisas que ainda não estão lá”, descreve o artista.
Eames Demetrios, além de artista e cineasta, dirige o Eames Office, cuja missão é comunicar, preservar e desenvolver o trabalho de Charles and Ray Eames, entre os designers mais famosos de sempre.