A Associação do Caminho Real da Madeira celebra no próximo Sábado, dia 17 de Fevereiro, na freguesia de São Jorge, o seu primeiro aniversário. Para assinalar a data, será promovida uma caminhada que começará no Cabo Aéreo, seguindo pelo Caminho Real 23 até ao Calhau de São Jorge, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco do enquadramento histórico da freguesia que ali nasceu. Está prevista a visita ao Cais Antigo de São Jorge, antes do regresso ao Cabo Aéreo pela variante do Caminho Real 23.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A caminhada é acessível e não apresenta dificuldades de maior, sendo aconselhável o uso de calçado e roupa confortáveis e adequados. O ponto de encontro será no Miradouro do Cabo Aéreo, pelas 09h30.
De referir que é no Calhau de São Jorge que se encontra o Núcleo Primitivo da freguesia. As ruínas que ali existem pertencem aos antigos engenhos de cana-de-açúcar que lá foram construídos, no início do povoamento. Das antigas construções, o arco de entrada do calhau é das mais significativas. Todo este núcleo foi classificado em 2003 como Monumento de Interesse Municipal.
Quanto ao antigo cais, foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da costa norte da Madeira. Nesta enseada marítima atracavam as embarcações vindas do Funchal e de outras paragens que abasteciam as freguesias de São Jorge e Santana. A partir do século XX, a construção da nova estrada e as regulares aluviões e derrocadas levaram o porto à obsolescência. A ponta do Cais é o único ponto da Ilha onde se pode vislumbrar toda a costa norte.