A Associação Grupo Cultural Flores de Maio (AGCFM), centrada na freguesia do Porto da Cruz, em Machico, desde 1986, é uma associação de cariz artística e cultural que está a celebrar 33 anos de existência.
A data comemorativa será assinalada esta sexta-feira, 18 de Outubro, às 21 horas, com actuações diversas dos seus grupos artísticos e um despique/bailinho, mobilizando cerca de 40 alunos, entre crianças e adultos. Este espectáculo, que decorrerá no Centro Cívico do Porto da Cruz, terminará com a actuação do grupo D’Repente, um grupo que se caracteriza por dar uma nova abordagem à música tradicional madeirense e explorar diferentes géneros musicais, utilizando os cordofones tradicionais madeirenses. Além da música tradicional, constará no seu repertório o pop/rock, erudito e composições originais.
Integrado nas celebrações do aniversário, haverá uma Eucaristia no sábado, 19 de Outubro, pelas 18 horas, solenizada pelos grupos desta associação, na igreja paroquial da freguesia. Para encerrar estas celebrações, haverá uma sessão oficial, seguida de convívio para professores, alunos e associados.
A Associação Grupo Cultural Flores de Maio (AGCFM) garante actualmente a manutenção de vários grupos – Grupo de Borracheiros, Coro Infantil, Machetinho, Grupo de Animação e Grupo de Dança – que produzem e apresentam espectáculos, em eventos locais e espalhados por toda a ilha, mediante o convite de entidades públicas e privadas.
Preocupada com a transmissão de novos saberes, oferece ainda um conjunto de actividades para a população em geral. Graças ao trabalho desenvolvido semanalmente por um grupo de docentes especializados em Educação Artística, esta associação conta, em média, com 120 alunos por ano lectivo, inscritos nas modalidades de cordofones madeirenses (braguinha, rajão e viola de arame), viola, bandolim, acordeão, canto, teatro e dança.