Realiza-se este fim-de-semana a festa em honra do padroeiro, São João Baptista, na paróquia do Atouguia, na Calheta. Embora a componente religiosa destas celebrações esteja fortemente enraizada na comunidade local, aos poucos a música e animação ganham cada vez mais espaço.
Silvano Gonçalves, pároco responsável pela paróquia desde 2008, reconhece essas mudanças, ainda assim, realça que “esta continua a ser uma festa que vai muito além da manifestação exterior e que evidencia a devoção das pessoas ao nosso padroeiro”, fazendo questão de realçar o envolvimento de todos nas celebrações religiosas.
De entre os artistas que vão subir ao palco, destaque para Rony de Melo, que actua no sábado, depois das 21 horas, e Miro Freitas, que vai cantar e encantar na tarde de domingo. É também neste último dia que tocam ‘Os Galáxia’, não faltando a música tradicional, com bandas filarmónicas e folclore.
Como habitualmente acontece, no fim-de-semana seguinte têm lugar as celebrações em honra do Santíssimo Sacramento, pretexto para nova festa e para o desfile da marcha de São João da freguesia da Calheta, isto no domingo, dia 1 de Julho, dada a sobreposição da festa da paróquia com as festas do concelho, nos dias 23 e 24.
Festa dos Emigrantes em Julho
Nos últimos dias do mês de Julho, mais precisamente a 27 e 28, a paróquia do Atouguia promove mais uma edição da ‘Festa do Emigrante e do Turista’, uma celebração que este ano se reveste de uma importância ainda maior, atendendo ao grande número de ‘retornados’ da Venezuela, razão pela qual toda a festa será dedicada à padroeira daquele país, Nossa Senhora do Coromoto.
De notar que a Igreja do Atouguia foi a a primeira da Diocese do Funchal a receber uma ‘relíquia’ do Papa/beato João Paulo II. Das suas peças de arte sacra, destaque para o sacrário em bronze, da autoria do escultor Ricardo Veloza.