“Uns trabalhando para a limpeza da freguesia e outros desculpem, o termo, cagand* para tal”. A frase tem dono. É do presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar que depois de ter criticado a alteração do nome do certame – inicialmente era ‘Festival da Gastronomia e Poesia’ – volta a deixar duras críticas à organização do cartaz por assistir ao rasto e amontoado de lixo na área onde decorreu o evento cuja responsabilidade foi da Casa do Povo local em parceria com outras entidades.
“Será possível não haver responsabilidades de quem organiza um evento no espaço público em deixar assim nesta imagem que estamos todos obrigados a ver?” questiona Paulo Rodrigues, autarca eleito pelo CDS/PP, acrescentando que, passadas 24 horas do término da festa, a zona do porto e acesso ao cais ainda “esteja neste estado”, criticando de imediato a actuação dos dirigentes da colectividade: “Todos os anos após o evento da Festa da Lapa é este o cenário… Depois eu a que sou crítico”, reagiu há instantes.
“Valorizem e respeitem o que temos, organização deste evento tem que ter assumir a responsabilidade por deixar esta imagem para todos nós e quem visita além de poluir o nosso mar”, remata numa curta declaração.