
Alguns autarcas das Juntas de Freguesia da Madeira foram indicados esta tarde para integrar os órgãos nacionais da ANAFRE, reforçando a representação da Região na estrutura nacional da associação que representa o poder local de proximidade, durante o congresso da ANAFRE que decorre em Portimão.
Entre os elementos indigitados encontra-se Pedro Araújo, presidente da Junta do Imaculado Coração de Maria que passa a integrar o Conselho Directivo nacional, substituindo Rui Santos, antigo presidente de Junta de Santo António.
Para o Conselho Geral da ANAFRE, foram ainda indicados Robert Castro, como membro suplente, e Filipe Freitas, que assume funções como titular efectivo daquele órgão, com responsabilidades no acompanhamento da actividade da associação. Quem continua a ter papel de destaque é Simplicio Pestana, membro da Assembleia de Freguesia de São Pedro, que também foi indigitado para os órgãos nacionais.
No total, são quatro os autarcas madeirenses indicados para os órgãos nacionais da ANAFRE, num processo que visa reforçar a voz das freguesias da Região nos debates nacionais sobre descentralização, financiamento das freguesias, competências das juntas e valorização do poder local de proximidade.