Em resposta à nota de imprensa da vereação social-democrata, o executivo da Câmara Municipal de Porto Moniz diz que esta autarquia não pode aceitar que se diga que “a população das Achadas da Cruz se encontra entregue a si própria, sem apoio nenhum por parte da vereação em exercício”, quando ainda na semana passada se assinou um protocolo, com a Junta de Freguesia, visando um aumento de 25% na verba a transferir para a mesma, a partir da autarquia, e ainda a entrega de uma máquina de deservagem para auxílio aos trabalhos exercidos, diariamente, pela Junta de Freguesia”.

“O Município não estranhou, contudo, a apresentação de tal proposta, pois como tem vido a ser comprovado, em todas as propostas apresentadas pelo Sr. Vereador, o desconhecimento face à realidade das necessidades do Porto Moniz é aterrador. Apresentar uma proposta sobre o Caminho de Ligação ao Teleférico das Achadas da Cruz é reflexo daquilo que temos vindo a dizer desde que o Sr. Vereador tomou posse como tal: o Vereador do PSD apresenta propostas de forma leviana, sem sequer se dar ao esforço de visitar os locais e analisar as situações relativamente às quais apresenta ‘Votos de Protesto’”, afirma.

A Câmara Municipal entende que o exercício da função de vereador da oposição “vai bem mais longe do que apresentar propostas com fotografias desactualizadas, procurando problemas onde estes não existem”. No seu entender, “ser oposição é muito mais do que receber instruções de membros de um partido que se escondem atrás de um computador, redigindo ‘votos de protesto’, para que o Sr. Vereador possa chegar às reuniões de Câmara com algo para dizer”.

“O Sr. Vereador foi informado, na última reunião de Câmara, quando apresentou o ‘voto de protesto’ em questão, que aquele caminho havia sido alvo de pequenas obras de manutenção há cerca de um mês. Esses melhoramentos mereceram, inclusive, o reconhecimento pessoal de algumas pessoas do seu partido, fazendo com que não possamos aceitar sermos acusados de colocar “os interesses político-partidários à frente da segurança da nossa população e dos nossos visitantes””, acrescenta.

Diz ainda que “a prova de que realmente se quer criar polémica em torno de um “não-assunto” reside no facto de o Sr. Vereador ter sido informado, em primeira mão, pelo próprio Presidente da Câmara, que o levantamento do estudo de repavimentação para aquele troço está concluído e prevê a colocação de três grelhas de escoamento de águas, conferindo maior durabilidade ao pavimento”.

“Este projecto, que consiste no asfaltamento do Caminho do Teleférico das Achadas da Cruz, prevê ainda um alargamento da zona de estacionamento junto à zona do teleférico, e apenas por ultimação de pormenores a obra não foi ainda para o terreno”, afirma, concluindo que “o Município de Porto Moniz não aceita, desta forma, que se coloque em causa o trabalho sério que tem vindo a ser desenvolvido por este executivo do Partido Socialista, em estreita proximidade com a população do concelho”.