Hoje a Banda Municipal de Santana comemora 96 anos de existênciae vai celebrar este ano de uma forma diferente, devido à ainda a situação da pandemia.
O presidente da Banda Municipal de Santana, José Carlos, disse que para assinalar a data, o conjunto composto por 40 executantes, na sua maioriado concelho da Santana, vai marcar presença, hoje, no programa ´Madeira Viva’ da RTP-Madeira para dar uma entrevista e realizar um dos momentos musicais no programa.
Adiantou que ontem tiveram os hastear das bandeiras e uma participação, junto à Igreja Paroquial de Santana. Desta vez, não vamos fazer o tradicional concerto de aniversário.
José Carlos disse que este ano a novidade foi a realização de vários vídeos que estão a ser colocados nas redes sociais da banda com testemunhos da população do concelho de Santana, das seis freguesias, a falar sobre os 96 anos da banda. Já hoje publicamos algumas entrevistas e durante estasemana vamos lançar os restantes testemunhos das várias pessoas do concelho.
A Banda Municipal de Santana durante a pandemia nunca parou de ensaiar, quer online, quer na sede, mas respeitando todas as medidas de segurança, embora tivesse de optar de que os ensaios fossem realizados por naipes.
A instituição já está com os olhos postos no centenário e esperar por dias melhores. “Nos temos 30 aprendizes na nossa escola de iniciação musical. Nunca tiveram tantos aprendizes, temos os nossos professores, o nosso maestro, o professor Alvaro de Jesus. O responsável pela instituição disse que “já não temos mais espaço para aprender música porque tivemos uma grande afluência de aprendizes,”
.A Banda Municipal de Santana para além dos 30 aprendizes temuma banda com 45 executantes. Os elementos não só da freguesia de Santana, mastambém oriundos de algumas freguesias do concelho.
O Concelho de Santana tem três bandas e segundo José Carlos, a Banda Municipal de Santana é a mais representativa e ontem fizeram a primeira procissão religiosa. Há dois anos que não faziam procissões, mas agora já começam a solicitar a banda para a participação nas procissões e também as comissões de festas já começam a pedir para os arraiais.