Uma delegação de alunos e professores da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo visitou, entre os dias 6 e 12 de Maio, a escola eslovena Srednja Šola Črnomelj, no âmbito do projecto Erasmus L.U.N.N.I. – “Let’s Unite! Nature – National Identity – International Heritage”.
O projecto, cofinanciado pela União Europeia, contou nesta mobilidade com a participação dos alunos Bernardo Fernandes, Igor Jesus, Jonathan Silva e Salvador Lopes, acompanhados pelas professoras Lina Melim e Celina Silva.
Durante a estadia na Eslovénia, os participantes conheceram ‘in loco’ os pontos mais emblemáticas do país, como a capital Ljubljana, a cidade costeira de Piran, as Cavernas de Skocjan (Patrimônio Mundial da UNESCO), o lago Bled (património natural) e a nascente do rio Krupa (Semič) na região da Bela krajina. Tiveram igualmente a oportunidade de realizar alguns workshops sobre o património cultural durante as visitas locais à cidade de Bela Krajina.
Cada escola envolvida neste projecto, realizou várias actividades sobre o património natural e cultural de todos os países parceiros (criação de vídeos, oficina de pintura de parede, workshop de artesanato e récita de poemas sobre a natureza em diferentes línguas).
Esta mobilidade marcou a conclusão do projeto L.U.N.N.I., iniciado em 2020.
Conforme salienta a escola em comunicado de imprensa, estes encontros tiveram como principal finalidade didáctica e educativa a “valorização do património natural e cultural dos territórios onde se situam as escolas participantes”, tendo começado na Turquia, passando depois pela Itália, Madeira, Alemanha e finalizando na região de Bela Krajina, na Eslovénia.
Este projecto envolveu a participação de 16 alunos da Escola Básica com pré-escolar Bartolomeu Perestrelo nas diversas mobilidades e acolhimento na Madeira. O apoio didático e organizacional ficou a cargo de uma equipa de professores envolvida no projecto.