Hoje é dia de festa na freguesia da Boaventura, ou não fossem os 182 anos de elevação a freguesia motivo mais do que válido para um convívio com a população, a partir das 17h30, não sem antes uma missa solene, às 16 horas, e uma visita ao cemitério da freguesia, em homenagem à população da falecida.
Lino Joaquim Camacho, que orienta os destinos da freguesia desde Outubro de 2013, mostra-se confiante no trabalho que tem sido realizado em prol da população e do desenvolvimento da freguesia, acreditando que “os aspectos positivos superam os negativos.
Numa localidade onde o envelhecimento da população é uma realidade e onde a emigração deixa marcas profundas no abandono dos campos, o presidente da Junta regozija-se por, agora, já não sofrerem de isolamento, graças “às recentes obras e à ligação em túnel à sede de concelho”, oferecendo mais segurança a quem circula entre São Vicente a Boaventura.
Mas ainda há carências, fazendo falta a “criação de uma atracção turística”. No que respeita a obras públicas, com a concretização dos melhoramentos no túnel Eng. Duarte Pacheco, que garante ligação à freguesia do Arco de São Jorge, Lino Joaquim Camacho acredita que a freguesia ficará bem servida no que respeita a grandes infraestruturas. Note-se que o arranjo em curso neste túnel vai permitir o regresso dos autocarros de turismo a esta via, algo que há muito tinha deixado de acontecer, dinamizando, assim, a circulação de turistas de São Vicente para Santana.
No que respeita a mobilidade, a população queixa-se da falta de transportes públicos para a sede de concelho e para o centro da freguesia, já que os que existem são insuficientes ou com pouca frequência. Tudo isto são factores que contribuem para o acelerar do despovoamento sentido diariamente por quem se mantém fiel à terra.
Ora, onde outrora já funcionaram quatro escolas, é preocupante haver neste momento apenas 60 crianças, que quase nem permitem o funcionamento integral de um estabelecimento de ensino. A população anseia por medidas que incentivem a natalidade e fomentem a fixação dos mais jovens.