Sónia Gonçalves
Sónia Gonçalves
No alto da freguesia, o miradouro da Boca da Corrida, um dos cartazes turísticos do Jardim da Serra, oferece-nos uma vista de cortar a respiração
Os mais de mil metros de altitude permitem-nos avistar o Curral das Freiras lá em baixo e sentir uma brisa refrescante no verão, mas gélida no inverno.
Uma deslocação até à Corrida possibilita-nos não só contemplar a magnífica paisagem, como também iniciar uma longa mas compensatória caminhada até à Encumeada ou, ainda, usufruir de agradáveis momentos no meio da natureza, seja num piquenique ou num convívio na casa dos guardas.
A Boca da Corrida foi presenteada recentemente com uma melhoria nos acessos. O asfalto serpenteia o verde que nos leva até ao famoso miradouro e a subida, hoje, nem parece tão íngreme como outrora, quando era feita a pé ou à boleia no canter do meu tio.
As memórias remontam inevitavelmente ao tempo em que, em família, nos reuníamos religiosamente no outono para juntar castanhas, acabando todos sujos à volta da fogueira, aquecendo o corpo com um belo magusto e a alma com muitas gargalhadas que, na altura, não imaginava que seriam inesquecíveis.
Tão inesquecíveis que, muitos anos depois, quando fui mãe, dei por mim a contar à minha filha episódios das divertidas aventuras que eu, as minhas irmãs e os meus primos tínhamos naqueles tempos.
O frio era tão intenso que as mãos congelavam. As luvas de lã ficavam molhadas, mas nada nos impedia de continuar. Éque na Corrida faz muito frio… Tanto que alguns moradores, à semelhança dos da Camacha, se caracterizam por terem as maçãs do rosto rosadas.
À Corrida, levei várias vezes alguns catequizandos, em passeios que tinham como principal finalidade compensar o bom comportamento dos meninos. Em grupo, com outros catequistas, a caminhada tornava-se leve e era feitas em representar qualquer esforço
Também muitas vezes, nos bons velhos tempos do Grupo de Jovens, a Corrida era um ponto de visita ou de passagem obrigatório.
A quem nunca visitou este que é um lugar emblemático da localidade, deixo aqui a sugestão, pois, na minha opinião, vale a pena!