Foi sem grandes reivindicações que Ivo Ribeira, presidente da Junta da Madalena do Mar, recebeu o Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, a presidente da Câmara da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, e demais convidados nas comemorações do 437.º aniversário da freguesia.
Pedro Calado aproveitou a ocasião para enumerar um conjunto investimentos do Governo Regional a implementar este ano na Madalena do Mar. De destacar a reivindicada empreitada de regularização do troço final da ribeira da Madalena do Mar, ainda no primeiro trimestre. “Um investimento do Governo Regional na ordem dos 6,8 milhões de euros”, sublinhou Calado.
No toca às pescas referiu que “o Governo Regional vai proceder à reformulação do posto de Pescado da Madalena do Mar. Entre outras intervenções que temos planeado para irem para o terreno ao longo deste e dos próximos anos”.
O Governo Regional vai proceder, ainda este ano, “à remodelação da rede regional de centros de abastecimento, onde se integra, igualmente, o Centro de Abastecimento Hortícola dos Canhas, que serve todo concelho da Ponta do Sol, com um projecto integrado, a apresentar ao PRODERAM 2020, prevendo-se a aquisição de novos equipamentos, cujo investimento global está estimado em cerca de 250 mil euros”, anunciou.
Pedro Calado garante que o Governo Regional vai continuar, “como até aqui, a apoiar directamente os agricultores, com auxílios financeiros complementares, que no ano passado ficaram próximo dos 40 mil euros, permitindo aos produtores agrícolas, seja na horticultura, fruticultura, ou na floricultura, fazer face às despesas com a aquisição de certos factores de produção, nomeadamente de produtos fitofarmacêuticos, e de fertilizantes”.
Lembrando a criação da GESBA, uma empresa criada pelo Governo Regional para a Gestão do Sector da Banana, Pedro Calado disse que esta “se tem revelado de extrema importância para o sector, garantindo o escoamento aos produtores e o pagamento a horas”.
Ainda naquele concelho, o governante disse que o executivo madeirense irá proceder, em breve, “à reformulação do Centro de Bananicultura do Lugar de Baixo, um serviço do Governo Regional que tem dado, também, um importante contributo, revelando-se um importante aliado dos produtores”.
Em matéria de caminhos agrícolas, adiantou que “já está em fase de adjudicação, a construção do ‘Caminho Agrícola do Pinheiro’, um acesso com uma extensão de quase 2.500 metros, e de cerca de 250 metros de ramais. Trata-se de uma via que pretende, precisamente, melhorar o desempenho geral e a sustentabilidade das explorações agrícolas e que passará a servir, neste caso concreto, uma área entre os concelhos da Ponta do Sol e da Calheta”.
Ao nível de intervenções previstas pelo Governo Regional, Pedro Calado adiantou que “a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da Direcção Regional de Estradas, irá proceder em breve ao início dos trabalhos na Estrada Regional 226, na Ponta do Sol, um troço que, por razões de segurança, se encontra temporariamente encerrado ao trânsito devido à derrocada que ocorreu no passado dia 28 de setembro. Um investimento que estimamos que vá ultrapassar o meio milhão de euros”.
Outra intervenção prevista no âmbito da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas será, segundo Pedro Calado, “a reabilitação do troço Salões (entre a ER209 e a ER222 e o parque empresarial) ao sítio do Barreiro, na Ponta do Sol, na sequência do temporal de 20 de fevereiro de 2010. Uma intervenção, prevista para o segundo trimestre deste ano, com um valor previsto de 3,9 milhões de euros”.