A Junta de Freguesia da Camacha procedeu, na passada semana, à aquisição de duas cadeiras de rodas com vista à cedência temporária à população que delas venha a necessitar.
De acordo com Pedro Fernandes, a ideia da compra destes equipamentos “já vem sendo ponderada há algum tempo, embora só agora se tenham reunido todas as condições para tal”, disse-nos.
E de entre essas condições fez questão de destacar o apoio prestado pelo Centro Cultural Português de Londres (CCPL), instituição visitada pelo presidente da Junta em Setembro do ano passado, por ocasião de uma deslocação oficial à capital inglesa. “Na altura, em conversa com alguns dos associados dessa instituição, emigrantes madeirenses no Reino Unido, falou-se da possibilidade nos apoiarem em algumas iniciativas em prol da população da Camacha”, referiu Pedro Fernandes. Ora, perante a necessidade que entretanto surgiu, o autarca madeirense não hesitou em pedir ajuda, vendo, agora, satisfeita a sua pretensão.
Refira-se que uma das cadeiras de rodas pertença da Junta de Freguesia já foi entretanto cedida a título de empréstimo a uma família retornada da Venezuela, já que um dos seus elementos tem sérios problemas de locomoção, sendo este apoio fundamental para a melhoria da sua qualidade de vida.
No momento simbólico da cedência deste equipamento, marcaram presença alguns representantes do Centro Cultural Português de Londres, nomeadamente José Manuel de Sousa, grande impulsionador da recolha de verbas entre os emigrantes madeirenses em ‘terras de sua majestade’, conforme fez saber Pedro Fernandes.
No dizer do nosso interlocutor, este é apenas um exemplo dos apoios sociais que a Junta de Freguesia da Camacha disponibiliza à população.