Com o intuito de aprofundar a reflexão em torno do fenómeno da pobreza e exclusão social, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos dinamiza, na próxima quinta-feira, 17 de Outubro, no Museu de Imprensa-Madeira (MIM), o I Fórum de Intervenção Social de Câmara de Lobos, tendo como principal orador o presidente da AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional, Fernando Nobre, entre outros oradores.
Subordinado ao tema ‘Modelos e Práticas Inclusivas’, o fórum visa assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e enquadra-se no Plano Regional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, 2018-2022, que envolve várias entidades regionais.
Com este encontro, a Autarquia pretende “reflectir sobre o fenómeno e partilhar práticas inclusivas de intervenção social em curso na Madeira, em Portugal Continental e outros contextos, de modo a recriar estratégias para abordar os problemas estruturais através de medidas de carácter preventivo que evitem a persistência da pobreza e da exclusão social”, refere o gabinete da presidência através de comunicado.
O programa conta com especialistas nacionais e regionais, potenciando “excelentes condições para a partilha e aprofundamento de conhecimentos”, destacando-se, de entre os diversos oradores, a prelecção, pelas 10 horas, do presidente da AMI, Fernando Nobre, que irá abordar o tema da ‘Pobreza e Exclusão Social em Portugal e no Mundo’.
Segundo o Presidente da AMI, a problemática da pobreza “é uma questão central das sociedades actuais, tanto no contexto nacional como mundial, derivado, em sua opinião a três fatores: as alterações climáticas, a pressão demográfica e a robotização versus inteligência artificial”.
Pelas 11 horas, terá lugar a apresentação do livro ‘A Vivência da Pobreza no Universo dos Centros Sociais da AMI’, da autoria Ana Ferreira Martins, directora Nacional de Acção Social da AMI, que irá explanar a metodologia e objectivos do estudo agora publicado sob a forma de livro, onde reflecte sobre a percepção vivenciada da pobreza do universo de pessoas e famílias apoiadas pela AMI.
No período da tarde, pelas 14h30, terá lugar a mesa redonda, subordinada ao tema ‘Práticas Inclusivas de Intervenção Social no domínio da Pobreza e Exclusão Social’ que contará com a presença de oradores de várias entidades, nomeadamente, João Doce, Administração Regional do Norte/ Divisão Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências/ Centro de Respostas Integradas Porto; António Almada Cardoso, Associação Protetora dos Pobres; Filipa Cardoso, Casa de Saúde S. João de Deus; Idalina Brito, Centro Social e Paroquial de Santa Cecília e Fernanda Gomes, Instituto de Segurança Social da Madeira, IP- RAM. O painel será moderado pelo coordenador do CLA-Madeira da Universidade Aberta, Carlos Barradas.
A finalizar o encontro, pelas 16h30, terá lugar a conferência de encerramento, com a intervenção de Ricardo Fabrício, professor da Universidade da Madeira, que abordará o tema ‘A Inovação Social no Combate à Pobreza e à Exclusão Social: A Introdução de Moedas Locais ou Complementares’.
A iniciativa decorrerá entre as 9h30 e as 17h15, no Museu de Imprensa da Madeira – Câmara de Lobos. A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do e-mail: [email protected] e/ou através do n.º 291911080.