Se, por norma, se diz que a ‘Festa’ na Madeira termina com o ‘varrer dos armários’, a verdade é que em Câmara de Lobos tal só acontece por altura do São Sebastião, o padroeiro desta localidade.
Asseguram-nos os populares com quem fomos falando no centro da freguesia, que nas suas casas mantêm a lapinha, o presépio ou pinheiro de Natal, na expectativa de uma visita de familiares e amigos. E só depois da festa do padroeiro, que se assinala a 20 de Janeiro, dão por terminadas as celebrações natalícias.
Enquanto festa de cariz religioso, as celebrações associadas acontecem, sobretudo, na igreja e ao seu redor. Todos os anos cabe à Confraria de São Sebastião a organização das celebrações, a quem se juntam os festeiros nomeados, este ano em número de quatro, todos naturais da freguesia, sendo que dois são emigrantes no Canadá e no Reino Unido.
Ora, para sabermos um pouco mais sobre o programa já preparado, o ‘Diário das Freguesias’ falou com Celso Bettencourt, um dos festeiros, que nos revelou os principais momentos que vão marcar o dia 20.
A Eucaristia tem início apontado para as 16 horas, sendo seguida de procissão, que percorrerá algumas das principais ruas da baixa camaralobense. Note-se que embora a festa aconteça apenas daqui a pouco mais de uma semana, as novenas começam já amanhã, com a missa a ter lugar às 18h30.
Caniçal também festeja
De referir que São Sebastião é, também, o padroeiro da paróquia do Caniçal, razão pela qual vão ali ter lugar, nos dias 19 e 20, alguns momentos com animação. Destaque para o domingo, da 20, em que teremos às 13 horas a Eucaristia, seguida de procissão. Conforme nos disse o padre José Pereira, pároco do Caniçal, “tal como nos outros anos, as celebrações são organizadas pelo povo, que é quem decide”, já que são os paroquianos quem suporta os encargos