Já estão no terreno as obras de beneficiação da Vereda da Areia ao Pico do Rancho, no sítio da Caldeira, em Câmara de Lobos.
A obra, da responsabilidade da Junta de Freguesia, contempla a melhoria do pavimento, colocação de guardas de protecção, mas também a colocação de rede de saneamento básico.
Esta é uma via que ficou ‘cortada’ ao meio com a passagem da Estrada de Santa Clara, razão pela qual a intervenção será distinta em cada uma das parcelas, acima e abaixo do referido arruamento.
Celso Bettencourt esclarece-nos que a falta de gravidade impede a colocação de uma rede de saneamento simples na parcela que se situa abaixo da estrada. “Por esse motivo, vamos apenas colocar a rede de esgotos acima da estrada, servindo as diferentes habitações que aí existem”, esclareceu-nos o presidente da Junta. Estando já todos os pormenores acertados com a Águas e Resíduos da Madeira (ARM), a Junta fará a ligação à rede existente no arruamento principal depois de concluídas das obras.
Na parte inferior da vereda a intervenção ficará limitada à correcção do pavimento e da escadaria, bem como a colocação de varandins nas secções onde eventualmente se justifique.
Refira-se que este é um acesso com pouco mais de 400 metros, com um traçado sinuoso, marcado por um declive bastante acentuado, maioritariamente em escadaria, o que origina um trabalho mais demorado. Ainda assim, a obra deverá ficar concluída em pouco mais de 60 dias. No que toca a custos, Celso Bettencourt fez saber que estão em causa pouco mais de 6 mil euros do orçamento da Junta, uma vez que a mão-de-obra está afecta a esta entidade. “Caso contrario, estaríamos a falar em pouco mais de 12 mil euros de custos com esta pequena intervenção”, esclareceu-nos.
Conforme fez notar o autarca camaralobense, esta é uma zona da freguesia com uma grande densidade populacional, além de existirem muitos terrenos agrícolas.