A intervenção no caminho pedonal agrícola entre o Calvário e o Garachico, ao longo de uma extensão de 1000 metros, levada a cabo pela Autarquia de Câmara de Lobos, serve uma zona marcada por parcelas de produção vinícola e é mais um exemplo da articulação existente entre o município Câmara-lobense e as juntas de freguesia, na prossecução das melhorias das condições de mobilidade e acesso a terrenos agrícolas e habitações, num concelho onde a produção agrícola tem um peso económico e social significativo, e cerca de 30% da população não reside à beira de estrada.
Este caminho vem também potenciar a criação de um roteiro turístico pedonal circular, com ligação á levada do Norte, onde a paisagem humanizada dos vinhedos do Estreito de Câmara de Lobos são forte elemento de atracção.
O presidente da autarquia, Pedro Coelho, elogiou o trabalho das juntas do concelho, a nível da intervenção em veredas e acesso pedonais que têm resultado em melhorias significativas da qualidade de vida das populações. “Não interessa se a obra apresentada é executada pela Câmara ou pelas Juntas. Em Câmara de Lobos, desde o início da governação, trabalhamos em estreita articulação e colaboração entre instituições, pois o importante é servir os interesses da população”, defendeu Pedro Coelho durante uma visita ao caminho agrícola.
A Autarquia recorda que as intervenções nos acessos pedonais do concelho têm sido essenciais para melhorar as condições de segurança de acesso a terrenos agrícolas e a moradias, de um número elevado de munícipes, muitos deles idosos, que não residem à beira de estrada. Nesse sentido, a Câmara Municipal já aplicou, com o apoio do PRODERAM cerca de 772.615,00€ na recuperação, construção e requalificação de veredas e caminhos de pendor agrícola, no conjunto das 5 freguesias do concelho.