A Câmara Municipal de Machico assinou, anteontem, o primeiro protocolo por parte de uma autarquia da Madeira com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME).
O protocolo foi assinado pelo autarca de Machico, Ricardo Franco e o presidente da CPPME, Jorge Pisco e tem como objectivo operacionalizar novos modelos de organização, em que os principais agentes de desenvolvimento, públicos ou privados, actuem de forma integrada face aos objectivos comuns.
O objectivo do protocolo com a CPPME passa por ser uma entidade consultora do Município de Machico, para a área das Micro, Pequenas e Médias Empresas. E a CPPME poderá assumir parceria com a Município de Machico, no âmbito do desenvolvimento de projectos de interesse municipal e de captação de financiamento comunitário, através de programas e quadros financeiros de apoio, a nível europeu, nacional e regional.
Por outro lado, a CPPME propõe-se participar em feiras e outros eventos de área económica promovidos pelo Município, mobilizando para o efeito os seus associados.
A confederação realizará acções que sensibilizem, no âmbito da sua intervenção, para as áreas que sejam consideradas de maior interesse às actividades empresariais do concelho.
A CPPME compromete-se a divulgar através dos meios disponíveis as actividades do Município de Machico e vice-versa.
Ricardo Franco frisou que o protocolo reveste-se de grande importância para Machico no concerne à representatividade das Micro, Pequena e Médias empresas do concelho, bem como no desenvolvimento de acções conjuntas que venham a beneficiar as empresas nos mais diversos níveis, designadamente em termos formativos e informativos, também na importância da promoção e na defesa dos interesses deste conjunto empresarial que representa a maior percentagem das empresas existentes no concelho, vindo preencher uma lacuna nesta área.