É hoje inaugurado, ao final da tarde, o Caminho das Romeiras, no limite das freguesias do Jardim da Serra e do Estreito de Câmara de Lobos, dois anos depois do início das obras, em Outubro de 2017.
No total, foram investidos 688 mil euros, tendo a empreitada beneficiado de financiamento do PRODERAM em cerca de 80 % do valor da adjudicação, recaindo os restantes cerca de 20% no orçamento da CâmaraMunicipal de Câmara de Lobos, promotora da obra.
Em causa estão pouco mais de 334 metros de estrada, com 4 metros de largo e respectivas valetas para escoamento de águas, que percorre o trajecto da antiga Vereda das Romeiras, entre o Caminho do Estreitinho e o Caminho dos Tis. Refira-se que esta intervenção foi aproveitada para o lançamento de redes de água potável, drenagem de águas residuais e iluminação pública, bem como a correção de parte do traçado do Caminho dos Tis.
Reivindicação antiga satisfeita
Este novo arruamento vem responder a uma reivindicação muito antiga da população local, com a qual a actual vereação desde logo se comprometeu encontrar solução para a execução da obra. A infraestrutura viária serve, na sua totalidade, uma extensa área agrícola, onde predomina a viticultura, pelo que o executivo municipal liderado por Pedro Coelho entender ser crucial para dinamizar o sector agrícola, melhorando a acessibilidade aos terrenos e aos aglomerados populacionais fixados nessas áreas, facilitando o trabalho dos agricultores, promovendo o aumento do rendimento da sua actividade e, dado o impacto positivo do sector na paisagem e na imagem distintiva do concelho, potenciar a sua a valorização e atractividade turística.
Este ano a autarquia de Câmara de Lobos já executou cerca de 5,6 milhões de euros na requalificação e expansão da rede viária do concelho. Recentemente foi finalizada a construção do caminho agrícola do Aviceiro. Estão também em curso as obras de alargamento e requalificação do Caminho do Ribeiro Real, de construção do caminho agrícola da Nogueira e do caminho do Pico da Torre.