A Câmara Municipal de Santana tem em curso uma intervenção no Caminho Antigo da Fajã Grande, entre as freguesias do Faial e São Roque do Faial, com vista à construção de uma muralha de suporte deste arruamento e pavimentação do mesmo.
Estes trabalhos surgem na sequência de uma derrocada que colocou em perigo transeuntes e automobilistas e que levou a Câmara a encetar uma consulta prévia para a empreitada de sustentação desta importante via de circulação, não só para a população local, mas também para os inúmeros turistas que por ali passam.
De acordo com Márcio Fernandes, “a obra acarreta um grau de dificuldade na sua execução que não foi fácil de projectar”, sobretudo devido à proximidade a uma escarpa nas imediações da Ribeira da Metade. Ainda assim, e segundo o presidente da Câmara de Santana, “felizmente a obra está a decorrer conforme o planeado”.
Refira-se que esta intervenção faz parte de um caderno de encargos que inclui outras obras nas freguesias do Faial e de São Roque do Faial, num valor a rondar os 50 mil euros. Destas destaca-se também a recuperação de parte de um antigo caminho em pedra no sítio do Serradinho, em São Roque do Faial.
De resto, o autarca realça que “a reconstrução de parte do Caminho Antigo da Fajã Grande está integrada nas obras de proximidade e de recuperação do património, assim como, nas obras de valorização do potencial turístico do concelho”, e, conforme disse, “é neste tipo de intervenções que a câmara quer apostar”.