Élvio Ganança
Élvio Ganança
Nos dias que correm, a freguesia está dotada de inúmeros serviços de saúde mas, nem sempre foi assim.
No início do século XX, várias doenças, como a tuberculose ou disenteria, afectavam a população da zona. A pobreza extrema de muitas famílias e a insalubridade de muitas habitações eram algumas das causas principais mas, a situação dos Canhas não era, na altura, a pior da ilha. Não obstante a situação, os Canhas dispôs de um médico na primeira metade do referido século. O Dr. Augusto Camacho, formado em 1900, pela Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, prestava serviços em casa, hasteando uma bandeira para avisar a população da sua presença e possibilidade de atendimento. Em 1940 foi o Dr. João Bárbara Vieira Pita, natural dos Canhas, que tinha o seu consultório e farmácia na sua quinta, a prestar os serviços médicos à freguesia. A partir de 1955 foi o Dr. Agostinho Gonçalves de Canha a prestar os serviços, na zona do Serrado da Cruz, e, a partir de 1961, foi a vez do conterrâneo, Dr. Tito Francisco Cabral de Noronha, inaugurar o seu consultório. Construído de raiz, equipado com modernos meios de rastreio e diagnóstico, serviu não só os Canhas como toda a zona Oeste da ilha. Após o falecimento do Dr. Tito de Noronha, em 1991, o edifício passou a ser o Centro de Saúde da zona.
A freguesia cresceu muito, nos últimos anos, em todos os sectores, e, aliada a esse crescimento, veio a necessidade de permeabilizar a população com serviços de saúde mais avançados. Os Canhas tem, na sua abrangência, alguns espaços que prestam serviços de saúde gerais à população, tanto da esfera pública como privada.
O principal polo é o recente Centro de Saúde – Dr. Tito Noronha (inaugurado em 1999, nas traseiras do antigo Centro de Saúde). É um apoio fundamental aos habitantes da zona, pois ali podem aceder a serviços como Medicina Familiar, Psicologia, Rastreios Oncológicos, Planeamento Familiar, Enfermagem, Nutrição, colheita para Análises Clínicas, entre outras especialidades, resumidas num total de 24 serviços.
Em frente ao Centro de Saúde está localizado o Lar de Santa Teresinha, com enfoque em cuidados de saúde e acompanhamento à 3ª idade. Tem sido, ao longo dos anos, um apoio fundamental junto da população mais envelhecida da freguesia, tendo o lar e a sua equipa, sido reconhecidos pelo seu papel e serviços prestados.
Com uma população que oscila entre os 3500 e os 4000 habitantes, e mesmo tendo o Centro de Saúde, a freguesia carecia de alguns serviços de saúde gerais. Por isso, desde 2008, em frente ao monumento a Santa Teresinha, a Clínica Arriaga veio acrescentar outro fulgor a esta terra. Esta policlínica colocou ao serviço da população as especialidades de Medicina Geral e Familiar, Ginecologia/Obstetrícia, Fisioterapia, Ortopedia e também Medicina Dentária (nomeadamente os aparelhos dentários, que podem ser colocados e o tratamento ser realizado na íntegra, sem necessidade de deslocação ao Funchal).
A freguesia não dispõe de serviço de urgência, sendo que o que se encontra mais perto é na Ribeira Brava. Esta situação levantou muitas questões, junto das pessoas, nomeadamente depois das Urgências da Ribeira Brava terem encerrado o serviço nocturno, fazendo com que os casos que requerem mais cuidados, tenham de ser encaminhados directamente para o Funchal. No entanto, os Canhas está dotado de serviços de saúde que respondem atempadamente e com qualidade, aos anseios da população local. Nota-se uma grande evolução na área, nesta terra, sendo que, este é um factor importante para todos aqueles que escolhem esta freguesia como lar ou ponto de passagem.