Este fim-de-semana será de festa em honra do Sagrado Coração de Jesus na Capela da Ribeira Funda, em São Jorge.
Com a organização a ficar a cargo de um grupo de paroquianos nomeados para o efeito a cada ano, esta celebração faz mexer o pequeno sítio da Ribeira Funda nos primeiros dias do mês de Junho. Este ano não é excepção, embora tenham um motivo maior para celebrar. Fruto da angariação de verbas nos últimos dois anos, a capela vai ter, pela primeira vez, uma torre sineira e respectivos sinos.
Sérgio Pacheco, um dos elementos da organização, não esconde a satisfação desta ‘inauguração’, lembrando que esta era uma vontade dos habitantes da Ribeira Funda já há algum tempo, mas que aguardava as verbas necessárias para o efeito. Os sinos, no valor de 10 mil euros, foram a expensas da população, enquanto a torre contou com o apoio em materiais da Secretaria Regional do Equipamento Social.
Em relação à festa destes dias, salienta que é toda ela, também, feita às custas das ofertas dos paroquianos, não deixando de fazer notar as importantes ajudas concedidas pela Câmara Municipal de Santana, e pelas Junta de Freguesia e Casa do Povo de São Jorge.
Cartaz preenchido
Depois do arranque no dia de ontem, com a actuação do artista regional Duarte Gomes e do Dj Chico Boy, a animação continua na tarde de hoje, prolongando-se durante o dia de amanhã.
Mais logo, por volta das 15 horas, tem início a tradicional ronda pelos diferentes lugares do sítio, na companhia da Banda do Arco. Segue-se a novena e a missa, com a noite a ganhar ritmo até às 4 horas da manhã ao som de ‘Os Lordes’ e do Dj David Cunha.
Para amanhã, domingo, está reservada a procissão, logo depois da missa às 16 horas. A tarde será preenchida com a actuação de Carina Teixeira e de ‘Os Lordes’. Um momento alto da festa, agendado para as 22 horas, será o sorteio das rifas resultantes da angariação de prémios pelos empresários da localidade.