O dia de ontem foi profícuo em celebrações carnavalescas nas diferentes escolas da Região. Algumas dessas festas foram organizadas ou promovidas pelas Juntas de Freguesia, que, com o apoio de outras entidades locais, ou dos próprios estabelecimentos de ensino, chamaram a si a dinamização das celebrações, tratando de toda a logística dos desfiles, ou simplesmente garantindo que não faltavam as malassadas, o sonho e o mel-de-cana.
No Funchal, Monte, Santo António, São Martinho, São Gonçalo ou São Roque foram alguns exemplos. Já São Pedro prometeu fazer algo semelhante no próximo ano, perante um ‘assalto de Carnaval’ protagonizado pelas crianças de um dos estabelecimentos da freguesia. Um pouco pelas várias ruas da cidade não faltaram crianças disfarçadas, realizando, muitas vezes, o desejo de vestir a pele dos seus heróis preferidos.
Fora do Funchal a alegria não foi menor. Câmara de Lobos, por exemplo, reuniu na Praça da Autonomia 1200 foliões, entre crianças e utentes dos centros de dia. Um pouco mais a Oeste, na Ribeira Brava, as ruas encheram-se de cor e música. Algo semelhante aconteceu no Campanário.
A Norte, o Porto Moniz também não quis deixar passar em branco a festa de Carnaval das crianças, que desfilaram pelas principais ruas da Vila.
Em Machico, a Junta também juntou reuniu as escolas na ‘baixa’ e protagonizou uma grande festa. Idêntica manhã tiveram as crianças da Camacha ou da Assomada, no Caniço. Em Gaula, os utentes da Academia Sénior também tiveram um baile de Carnaval a preceito.
Relembramos que poderá ver muitas das fotos e dos vídeos destes momentos aqui na nossa plataforma digital do ‘Diário das Freguesias’.
Muitos festejam amanhã
Embora já muitos desfiles tenham acontecido no dia de ontem, a verdade é que amanhã e terça-feira ainda muito se vai ‘sambar’.
Este domingo, destaque para os desfiles que acontecem no Estreito de Câmara de Lobos (16h), na Ponta do Sol (16h), Campanário (15h30), Porto Moniz (15h30), São Vicente (15h), Machico (15h), Santa Cruz (17h), Gaula (13h/14h), Porto Santo (15h) ou no Curral das Freiras (10h30).
Na terça-feira, além do cortejo trapalhão que acontece no Funchal, conte com os desfiles do Caniço (16h), Arco de São Jorge (16h). M.L.