Agendado para o próximo dia 25, a partir das 16 horas, o cortejo de Carnaval do Caniço apresenta-se com algumas novidades.
A pensar nas pessoas com mobilidade reduzida, nas grávidas e nas pessoas por razões várias não podem ficar muito tempo de pé, a Junta de Freguesia, entidade responsável pela organização do corso carnavalesco, irá providenciar, pela primeira vez, bancadas no centro da freguesia, de modo a que essas pessoas possam assistir confortavelmente e em segurança ao desfile dos foliões.
De acordo com Milton Teixeira, “a ideia é melhorar, a cada ano, este que é já um dos cartazes festivos do Caniço”. O presidente da Junta fez saber, também, que haverá algumas bancadas para as unidades hoteleiras que queiram assegurar alguns lugares para os seus clientes, sendo necessário reservar com antecedência.
De resto, o cortejo deste ano deverá contar com perto de mil foliões, individuais ou integrando as várias trupes participantes.
O desfile começa na Estrada Ponta da Oliveira (junto à Quinta Splendida), passa junto à igreja, sobe a Rua João Paulo II, Rua Joao Gonçalves Zarco, descendo, por fim, a Rua Dr. Fernando Peres, onde termina.
No trapalhão serão distinguidos os melhores disfarces, havendo prémios em vouchers até 500 euros cedidos pelos parceiros. A escolha dos vencedores caberá aos directores das escolas primárias da freguesia, que compõem o júri.
Refira-se que este ano a Junta de Freguesia abdicou da possível receita das barracas de comes a bebes que serão montadas no centro do Caniço, cedendo os espaços às associações e clubes da freguesia sem fins lucrativos.
À semelhança do que acontece noutras iniciativas que acontecem no Caniço, serão disponibilizados 400 lugares de estacionamento, de modo a facilitar a deslocação das pessoas até ao recinto da festa. Milton Teixeira confessa que “as expectativas para este ano são altas”, tendo em conta que “nos últimos anos temos tido alguma chuva e nem assim as pessoas deixam de vir assistir ao desfile”.