A Casa do Povo da Ilha celebra na próxima segunda-feira, dia 23 de Janeiro, o seu 32.º aniversário.
O programa das comemorações arranca às 18h30, no auditório da instituição.
Após a recepção aos convidados será projectado um vídeo alusivo às actividades realizadas pela Casa do Povo da Ilha no ano de 2022, seguida da sessão comemorativa. As comemorações terminam com a actuação da dupla Catarina Melim e Óscar Velosa.
A Casa do Povo da Ilha, criada a 23 de Janeiro de 1991, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, estatuto aprovado no ano transacto, que tem como objectivo apoiar a população, dinamizar e prestar ações na área da solidariedade e promoção de eventos socioculturais.
No ano de 2022, deu seguimento às actividades de âmbito local, envolvendo a população com o propósito de “manter os costumes e promover o convívio, bem como o diálogo entre gerações”, objectivos que a direcção da casa do povo considera “cumpridos” em nota remetida às redacções.
Em jeito de balanço, o mesmo comunicado dá conta que “mantiveram-se as diversas valências e foram organizados os três grandes eventos da Casa do Povo, de âmbito regional, nomeadamente a Exposição Regional do Limão, o Dia do Emigrante e a Semana Cultural da Ilha, mantendo a qualidade que tem vindo a ser recorrente, contando com bastantes visitantes”. Iniciativas estas que se enquadram na estratégia de promoção da freguesia, conforme dá conta a mesma nota.
A direcção da Casa do Povo da Ilha releva ainda “o apoio prestado pelo Governo Regional da Madeira, nomeadamente, através da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural”, assim como da ADRAMA, “através da gestão do PRODERAM”, entre outras entidades locais – Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia e Paróquia da Ilha – que “têm sido fulcrais para a continuidade do trabalho desenvolvido por esta Casa do Povo”, resume o comunicado.