A Casa do Povo de Santo António inaugura esta tarde, às 17h30, a ‘Cozinha de Afecto’, um programa de apoio familiar destinado a crianças e jovens da freguesia que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, abrangendo as respectivas famílias.
A cerimónia contará com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional.
Numa primeira a ideia é desenvolver actividades intergeracionais em torno da preparação de refeições, proporcionando o convívio e a troca de experiências familiares. “Cozinhar em família é algo único, pois cada um pode ser responsável por uma determinada tarefa”, refere a sirecção da Casa do Povo, através de comunicado, salientando que esta distribuição de tarefas “ajuda a a criar afectos e a promover a união familiar”.
A ‘Cozinha de Afeto’ remete para bons momentos em família, reavivar a tradição, valorizar os alimentos e as relações humanas, bem como estimular novos hábitos de alimentação (com especial atenção ao índice nutricional e à economia familiar).
Além do convívio intergeracional por meio da cozinha, este projecto pretende apoiar os pais/cuidadores que, pelo facto de trabalharem ou terem carências financeiras, não conseguem promover refeições de qualidade. Neste sentido, a CPSA e a ‘Cozinha de Afecto’ estarão abertos com horários alargados (após os tempos lectivos) para a permanência de crianças e jovens que se encontrem na situação atrás referida, por forma a assegurar o seu acompanhamento no estudo, desenvolvimento de actividades lúdicas e culturais, bem como a fornecer refeições.
Durante a cerimónia, serão entregues certificados referentes aos cursos de Inglês, Alemão, Contabilidade, Gestão e Administração, Marketing e Secretariado.