A Casa do Povo de São Roque do Faial, volta a organizar o Cantar os Reis este ano, no próximo sábado, 4 de janeiro, com início por volta das 18:30h. O grupo vai visitar as casas, que habitualmente já o recebem, iniciando na parte baixa da freguesia e terminando na Fajã do Cedro Gordo.
Esta atividade tem sido realizada, na nossa freguesia, sempre no sábado antes da Epifania do Senhor (dia em que a igreja celebra o Dia de Reis, 2º domingo após o Natal). O facto de esta iniciativa ocorrer no fim-de-semana possibilita aos jovens, na sua maioria estudantes, poderem participar nela, uma vez que a visita prolonga-se pela noite dentro. Por volta das 20h, o grupo desloca-se até à vizinha freguesa do Faial, mais concretamente à Casa Paroquial, onde cantará os Reis ao Sr. Padre Abraão Maria Marcos, Pároco do Faial e de São Roque do Faial.
Já no dia 6 o Cantar do Reis passará pela Câmara Municipal de Santana onde, pelas 18h, cantará ao Executivo Municipal.
Ainda no dia 6, à tarde, os idosos do nosso Centro de Convívio vão Cantar os Reis às instituições da nossa freguesia, nomeadamente: Casa do Povo, Centro de Saúde e Junta de Freguesia.
Entretanto, no próximo dia 5 de janeiro, domingo, o grupo da nossa Casa do Povo vai atuar no Curral das Freiras, por volta das 16:15h, integrado na atividade que a Casa do Povo daquela freguesia organizará. Nesse mesmo dia participará, também, na Praça do Povo no Funchal, por volta das 19 horas, integrado na iniciativa “Vamos Cantar os Reis”, organizada pela ACAPORAMA,
As músicas e cânticos que serão entoados foram recolhidos na freguesia junto das pessoas mais idosas, há cerda de 3 décadas.
A tradição de Cantar os Reis já se tinha perdido em São Roque do Faial. No entanto, há cerca de trinta anos, o Grupo de Jovens Cristãos da Paróquia reavivou essa tradição. Há 21 anos o Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo juntou-se ao Grupo de Jovens e, em conjunto, mantêm viva esta tradição que tem boa aceitação por parte das pessoas desta freguesia. Os “Reis” são recebidos com muita alegria e são sempre convidados a visitar a “lapinha” e tomar um licor, a provar as broas e os bolos tradicionais desta época.
Uma curiosidade da nossa terra é o facto de um dos “reis” levar o Menino Jesus para as pessoas irem beijando.
Os principais objetivos desta atividade são manter vivas as tradições desta terra e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre as várias dezenas de pessoas que participam nela.