A Casa do Povo de São Roque do Faial comemora, no próximo domingo, dia 24 de Janeiro, os 30 anos da sua fundação. Devido ao contexto pandémico que atravessamos, as comemorações serão “restringidas ao mínimo”, informa a entidade.
Assim, será celebrada uma Missa de Acção de Graças, pelas 9 horas, na igreja paroquial de São Roque do Faial e, pelas 10h30, será inaugurada a exposição fotográfica ‘Retratos do Ano Passado’, na sede da Casa do Povo.
Esta mostra com cerca de uma centena de fotografias, pretende recordar os principais momentos e acontecimentos que ocorreram naquela Casa do Povo no ano de 2020. A referida exposição estará patente ao público até ao final de Fevereiro, no horário de expediente (9h30 às 12h30 e das 14h às 15h30).
Fundada a 23 de Janeiro de 1991, com o objectivo de desenvolver as populações a nível desportivo e sociocultural, a Casa do Povo de São Roque do Faial conta actualmente com cerca de 200 sócios.
Esta Casa do Povo possui cinco grupos culturais, nomeadamente: Grupo Coral, Tunacedros, Grupo Recreativo, Orquestra de Bandolins e Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’.
Ao longo do ano muitos são os eventos organizados pela Casa do Povo, o maior dos quais, com projecção a nível regional, é o Festival da Truta / Rota da Sidra, que acontece na última semana de Maio.
A instituição conta com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Contrato-programa de funcionamento), Instituto de Segurança Social da Madeira (acordo cooperação – Centro de Convívio), Câmara Municipal de Santana (Contrato-programa), Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Escola B1/PE/C do Faial e São Roque do Faial, Associação desportiva de São Roque do Faial, Paróquia e empresas da freguesia. Conta ainda com a colaboração da INATEL, ACAPORAMA, ADRAMA.