
A Casa do Povo de São Roque do Faial, através do seu Grupo Coral, organizará o XXII Encontro de Grupos Corais em Santana, no próximo domingo, 7 de Dezembro de 2025, pelas 16h00, na Igreja Paroquial de Santana.
Nesta edição, para além do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial, irão atuar o Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha, o Grupo Coral Infantil de São Jorge, o Coro Te Deum e o Orfeão Madeirense.
As 16 primeiras edições do encontro ocorreram sempre na Cidade de Santana, mais concretamente no Salão Paroquial de Santana. A Direção da Casa do Povo decidiu descentralizar o evento fazendo-o passar pelas 6 freguesias do Concelho de Santana. Nesse sentido o evento passou a denominar-se Encontro de Grupos Corais em Santana. Após dar a volta pelas freguesias do concelho, este ano volta a Santana, desta vez à Igreja Paroquial.

Ao longo dos anos o grupo tem convidado grupos diferentes, como forma de diversificar este evento. “Pensamos que esta é já uma manifestação cultural que faz parte da cultura de Santana e continuamos a desejar que o mesmo seja integrado no cartaz de Eventos de Natal do nosso município”, lê-se numa nota assinada pelo presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória.
“Os objetivos destes encontros continuam a ser: mostrar às gentes do nosso concelho um pouco daquilo que se faz, a nível regional, na música coral e proporcionar o intercâmbio coral e o convívio entre os elementos dos grupos participantes”, acrescenta.
Sendo o encontro realizado no interior da igreja de Santana e tendo em conta a época natalícia que se aproxima, o repertório apresentado pelos grupos será constituído maioritariamente por música sacra, versando já alguns temas do Natal Madeirense.
“Achamos que esta atividade é mais uma iniciativa cultural que enriquecerá todos os que nela participarem e servirá para descentralizar a cultura na Madeira”, salienta Heliodoro Dória. “Queremos deixar, desde já, uma mensagem de agradecimento aos coralistas dos grupos participantes, pois sem a sua disponibilidade este evento não seria possível. De salientar o voluntariado de todos os coralistas que “perdem” muitas horas em ensaios só pelo gosto que sentem em cantar, pois estas atividades não são remuneradas, o que prova que a maioria dos coros cantam por amor…”
O encontro de coros será transmitido em direto através do facebook da Casa do Povo.
“Aproveitamos, também, para agradecer a todas as instituições que, de qualquer modo, nos apoiaram, nomeadamente: o Governo Regional da Madeira; a Câmara Municipal de Santana; a Junta de Freguesia de Santana; a Paróquia de Santana; Casa do Povo de Santana; a Associação Santana Cidade Solidária e a Junta de Freguesia de São Roque do Faial”, conclui.
