No âmbito da campanha de vacinação contra a covid-19, a decorrer na Madeira, a Casa do Povo de São Roque do Faial tem colaborado com o Centro de Saúde de Santana, nomeadamente no transporte de utentes.
A entidade explica que, no concelho de Santana, a vacinação realiza-se na Casa da Cultura local, mas uma vez que “a maioria dos que têm sido vacinados são idosos e muitos deles vivem sozinhos, não tendo meio de transporte próprio para se deslocarem até ao local da vacinação”, ao que acresce o facto da “a hora que é marcada para a vacinação muitas vezes não permite que familiares próximos possam acompanhar os idosos até Santana”, esta deslocação torna-se difícil, justificando deste modo a sua intervenção.
Se pensarmos nos residentes no Ribeiro Frio ou da Achada do Cedro Gordo, sítios mais distantes da nossa freguesia, e com a escassez de transportes públicos existentes entre São Roque do Faial e Santana, torna-se difícil a deslocação das pessoas para a referida vacinação. Por estas razões, a Casa do Povo decidiu disponibilizar uma carrinha da instituição para ajudar os residentes de São Roque do Faial a se deslocarem até à Cidade de Santana
, refere a nota remetida à imprensa.
Assim, os interessados em usufruir deste serviço devem informar o Centro de Saúde da freguesia (que é quem coordena o processo) de que não possuem transporte próprio ou que não conseguem a colaboração de nenhum familiar para o efeito.
Essa solicitação deverá ser feita quando são contactados para o agendamento da referida vacinação. Perante esse pedido a Enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Santana, entra em contacto com a Direçcão da Casa do Povo para a coordenação do referido serviço.