A Casa do Povo de Santo António da Serra, no concelho de Machico, comemora esta segunda-feira, 25 anos. A data coincide com a aprovação dos estatutos e respectiva criação desta instituição pelo então secretário regional da Agricultura e Pescas, Bazenga Marques, embora os estatutos só viessem a ser publicados no JORAM no dia 5 de Julho de 1995.
A actual presidente, Adriana Marques, empossada há pouco mais de um ano, afirma “que os princípios subjacentes à casa do povo, e aos objectivos de uma instituição como esta, mantêm-se os mesmos”, ou seja, “pretende-se desenvolver a comunidade em que nos inserimos no que respeita à cultura, tradições, actividades recreativas e desportivas e, ainda, a ocupação de tempos livres”.
A Casa do Povo conta com o Grupo Cultural e Recreativo, já com 23 anos, que tão bem representa o a localidade e as suas tradições. Recentemente, foi criado um grupo de cordofones, ‘A caçoar’, e um grupo de dança infantojuvenil. Além disso, há uma um projecto na área da tecelagem em desenvolvimento, em que a tradição se funde com arte contemporânea. “Estamos a aproveitar o conhecimento das artes mais antigas para as passar a outros para que a tradição perdure”, esclarece a presidente.
De acordo com aquela responsável, hoje, mais do que nunca, são necessárias instituições como as casas do povo, que têm um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades, em especial no meio rural, que não têm acesso a actividades com tanta facilidade como nos meios citadinos. “As pessoas precisam que as instituições deste cariz lhes apresentem formas de ocupar os tempos livres, que tragam as actividades de recreação e culturais até si”, adianta. Mas, acrescenta, “também temos de pensar em trazer ao nosso meio formas de ocupar as crianças e jovens, mesmo que agora nos deparemos com menos crianças e jovens”, apontando que há que seleccionar bem o que se quer apresentar, com qualidade.
As comemorações das bodas de prata terão lugar nas instalações da instituição, que terá portas abertas para toda a população que queira cantar os parabéns e tomar parte na festa, a partir das 18h30 de hoje. Aproveitando esta data, serão prestadas homenagens a algumas das pessoas que com o seu trabalho e dedicação tornaram possível chegar até aqui, passados 25 anos, com uma Casa do Povo activa e aberta a todos.
No decorrer do ano 2020, a direcção pretende continuar a celebrar os 25 anos da Casa do Povo de Santo António da Serra, pelo que irá realizar actividades diversificadas, sempre dependente de orçamentos e cabimento orçamental. Conta, tal como em anos anteriores, com a boa vontade e o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Câmara Municipal de Machico e das Juntas de Freguesia de Santo António da Serra. A valorização das actividades e eventos também só se faz com a colaboração de empresas privadas e de muitos voluntários locais.