São três em um. A Casa do Povo de São Roque do Faial volta a promover, este ano, em simultâneo, três eventos que visam dinamizar a freguesia. Falamos do ‘Festival da Truta’, da ‘Rota da Sidra’ e do ‘Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana’, três eventos que decorrem entre os dias 22 e 26 de Maio. Os vários momentos dividem-se pelos vários sítios da freguesia e têm diferentes públicos-alvos, dos mais pequenos aos idosos, não faltando iniciativas para a população em geral, dando destaque à música popular e à gastronomia local.
No dia 22, no Ribeiro Frio, haverá uma sessão de esclarecimento sobre o centro de piscicultura ali existente, vocacionado para a produção de trutas.
‘Da sidra ao engarrafamento’ é o mote da palestra a proferir por Regina Pereira, na Achada do Cedro Gordo, agendada para dia 23, quinta-feira e destinada, sobretudo, aos produtores desta bebida, cuja produção e respectiva comercialização representam uma ajuda na economia familiar.
Para a sexta-feira, dia 24 está já agendado um torneio de futsal, a decorrer na escola de São Roque do Faial e que envolverá todas as escolas primárias do concelho e uma da freguesia do Porto da Cruz. Para este dia está, também, marcada a abertura da 26.ª edição do ‘Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana’, estando já confirmada a participação de 15 colectividades. Este ‘Encontro’ prolonga-se pelo fim-de-semana, com a actuação dos vários grupos envolvidos, em diferentes momentos da festa.
Haverá ainda um desfile de moda reciclada, tendo os idosos como protagonistas, bem como uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos da freguesia, entre outras actividades. Espaço, ainda, para um concurso de sidras, envolvendo os vários produtores locais, e outro da confecção de truta, destinado aos restaurantes, contando com algumas demonstrações ao vivo.
Música e muito mais
No que toca à música, além da actuação dos vários grupos participantes no ‘Encontro’ já referido, destaque para a actuação de Ruben Aguiar, no dia 25 de Maio, e Roni de Melo, no domingo, dia 26, logo depois do típico despique madeirense, que costuma ser um momento muito aguardado pela população local e os muitos visitantes que têm sido hábito, por estes dias, em São Roque do Faial.
Distribuição de ‘bag in box’
De modo a incentivar a uma conservação mais adequada da sidra, bebida com baixo teor alcoólico que perde qualidades após a fermentação caso não seja bem armazenada, a Casa do Povo de São Roque do Faial vai adquirir e distribuir algumas embalagens ‘bag in box’ pelos produtores locais. Gonçalo Jardim, presidente da Casa do Povo, vê neste gesto “uma forma de incentivar os produtores a adoptarem este sistema de armazenamento por ser mais eficaz e duradouro”, dando assim o exemplo para o que vem sendo defendido ao longo dos últimos anos pela organização deste certame.