A CDU realizou, hoje, uma visita ao Conjunto Habitacional dos Casais, na freguesia do Arco de São Jorge, para abordar os problemas de insalubridade que afectam os moradores deste bairro social.
O Conjunto Habitacional dos Casais começou a ser habitado em 2013, data em que ficou concluída a sua construção. Pelo facto de não existir rede de esgotos na localidade, situação que permanece até hoje, foi construída uma fossa séptica para receber as águas residuais, que segundo os comunistas acusa falta de limpeza por parte das autoridades competentes.
“É frequente, as águas residuais transbordem da fossa para as habitações comportando riscos para a saúde, danificando electrodomésticos e mobília, bem como proliferando maus cheiros”, explicita o deputado Ricardo Lume, frisando “que de dois em dois meses os moradores deste bairro são confrontados com esta triste realidade”.
Neste sentido, os comunistas chamam a atenção da empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM), “que tem a responsabilidade do saneamento básico no concelho de Santana”, bem como da Investimentos Habitacionais da Madeira “que tem de tomar as devidas medidas para dar resposta ao grave problema de insalubridade com que as populações deste bairro estão confrontadas, encetando contactos com a Câmara Municipal de Santana e a ARM, para garantir mais regularidade na limpeza da fossa séptica, com a finalidade de impedir o transbordo das águas residuais para as habitações”.