A Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar da Lombada, no concelho da Ponta do Sol, promoveu, esta quinta-feira, dois workshops no âmbito das Ciências da Computação, deu conta o estabelecimento em comunicado. ‘Um Mundo para além da programação’ foi direccionado para os alunos do 1.º e 2.º anos; enquanto a formação ‘O poder da criação infinita’ foi orientada para os estudantes do 3.º e 4.º anos, sendo as sessões dinamizadas por Rodolfo Pinto, cabendo a organização a Susana Vieira.
“O evento teve como principal objectivo demonstrar que os conceitos fundamentais da programação podem ser compreendidos sem o uso de dispositivos tecnológicos”, adianta a escola na nota remetida à comunicação social. Significa isto que, através de actividades offline, os alunos podem explorar o mundo da Ciência da Computação de forma prática e acessível, descobrindo como esta disciplina está presente no quotidiano.
No decorrer das actividades levadas a cabo, os alunos foram desafiados a resolver problemas de forma criativa, aprofundando o conhecimento sobre lógica, abstração e pensamento computacional, incentivando, ao mesmo tempo, ao pensamento crítico e à aplicação de tais conceitos na prática no dia-a-dia.
Adianta a Escola da Lombada da Ponta do Sol que esta iniciativa insere-se no “esforço contínuo para integrar a Ciência da Computação na educação, promovendo sessões práticas que podem ser facilmente incorporadas na sala de aula”.
Estão previstas mais acções do género ao longo do ano lectivo.