Pelo Tem início amanhã e prolonga-se até à próxima sexta-feira, a ‘debulha do trigo’, no Município de Porto Moniz, que disponibiliza, a todos os munícipes, uma debulhadora para que, por estes dias, os agricultores possam efectuar a debulha do trigo produzido, sem qualquer custo.
Para o Emanuel Câmara “esta é uma iniciativa que faz cada vez mais sentido por uma multiplicidade de factores”. Segundo o presidente da Câmara, é importante preservar antigas tradições e não deixar as mesmas se percam no tempo. O autarca ressalva também que esta acção tem já uma pequena componente turística, uma vez que há várias pessoas que se deslocam propositadamente às Trancas, no sítio dos Lamaceiros, por esta altura, de forma a poder assistir àquele processo que, muitas vezes, lhes faz recordar momentos de infância.
Emanuel Câmara destaca que “são apoios deste género que valorizam o esforço dos agricultores que trabalham, diariamente, de sol a sol”.
O procedimento de laboração é simples: quando chega o agricultor, este é acompanhado por dois funcionários da Câmara que gerem todo o processo. As carrinhas são descarregadas directamente para a trituradora. O processo de debulha é efectuado pelos funcionários, tendo o munícipe apenas que recolher o desperdício, aproveitado para vários fins.