A Comissão de Nossa Senhora da Boa Morte, na Ribeira Brava, voltou a organizar ontem a despedida do Santo Amaro com um convívio junto à capela com o mesmo nome, onde foi servida a tradicional Sopa de Trigo. A iniciativa faz parte de um programa de angariação de verbas com vista à celebração do arraial em honra de Nossa Senhora da Boa Morte, marcado para 13 de Outubro.
Maria José, um dos elementos da comissão, revelou ao DIÁRIO, que o grande objectivo passa por “manter vivas as tradições dos nossos antepassados e o convívio entre as pessoas da localidade”. Além disso, é através da angariação destas verbas que o arraial de Nossa Senhora da Boa Morte se realiza anualmente em Outubro.
Por isso, esta Comissão, composta por sete elementos da localidade, compromete-se a realizar diversas iniciativas ao longo do ano, como almoços temáticos, visitas a presépios e barraquinhas em eventos seleccionados, sempre com o objectivo de angariar verbas para a Capela da Boa Morte, uma capela privada que foi reerguida pelo povo.
Maria José explica que são necessários 9 mil euros para fazer um pequeno arraial nesta capela, a 13 de Outubro, valor que tem sido conseguido graças a algumas doações feitas por populares da Boa Morte, sendo que a grande fatia advém das iniciativas feitas pela Comissão.
A Sopa de Trigo servida esta quarta-feira, 15 de Janeiro, no dia de Santo Amaro, foi o primeiro evento de 2020 e juntou cerca de 40 pessoas, número que muito agradou à organização.
Segue-se uma macarronada no mês de Maio, com o mesmo propósito, e uma sardinhada em Junho, em honra de um senhor que muito ajudou na reconstrução da capela e que todos anos, por altura do seu aniversário, convidava a população local para um convívio. Outros eventos estão ainda programados como uma excursão em Julho e uma barraca na Noite do Mercado da Ribeira Brava.
A Comissão conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava que cede as licenças para estes eventos esporádicos, esperando poder continuar a proporcionar à população os convívios e as tradições de outros tempos, assim como a festa em honra de Nossa Senhora da Boa Morte.