Santana já prepara a Festa dos Compadres que este ano arranca no primeiro dia de Fevereiro (sexta-feira) prolongando-se até domingo (5 de Fevereiro) com a realização do ponto alto desta manifestação popular que arrasta sempre milhares de pessoas, faça chuva ou faça sol, ao centro da localidade para assistirem ao cortejo alegórico e julgamento/sentença dos compadres. O acto culmina com a sempre esperada queima do compadre e da comadre.
Nessa manhã de domingo estão programadas diversas actividades com propósito de animar todos quantos se desloquem ao concelho nortenho. Para isso a organização preparou um leque de propostas que tem início com as músicas do Arco da Velha. Seguir-se-á a actuação do artista madeirense Ferdinando Barros.
Pelas ruas da cidade, quando forem 14h30, é tempo dos foliões que participam no cortejo carnavalesco mostrarem a criatividade. Meia hora mais tarde é a vez dos que apreciam mais as tradições etnográficas abrilhantarem o cartaz cultural.
A vereadora com o pelouro da cultura, Élia Gouveia, explica que são esperado cerca de 1.300 participantes nos dois cortejos: “As escolas naquele que é mais folião e as instituições (Casa do Povo e as Bandas) naquele que é o etnográfico”.