Foi a ‘Cantar dos Reis’ que o Município de Porto Moniz encerrou oficialmente a sua agenda de Natal, num evento que levou muitas pessoas, ontem à tarde, ao Espaço Multiusos local.
As sonoridades oferecidas pela Tuna de Bandolins da Associação Cultural e Recreativa do Porto Moniz serviram de mote, também, à entrega de prémios da V Edição do Concurso de Presépios.
Foram 17 os presépios que estiveram expostos, durante todo o mês de Dezembro, no Espaço Multiusos do Porto Moniz.
Numa breve declaração a todos os presentes, o presidente da autarquia, Emanuel Câmara, lembrou que aquela iniciativa teve como objectivos principais enfatizar a época natalícia, sensibilizar e incentivar a comunidade local para a tradição cultural da construção de presépios, relevando a sua importância como marca da época, envolvendo assim as diferentes instituições, dinamizando e atraindo mais visitantes àquele concelho da.
No fim da entrega de prémios o autarca agradeceu a participação de todos e relevou a importância da participação de cada um naquele concurso: “sem o vosso precioso contributo este concurso não faria sentido. É para os nossos munícipes que trabalhamos, e por isso só nos resta agradecer a vossa participação neste concurso que conta já com a sua quinta edição consecutiva”, concretizou.
Os prémios monetários a distribuir aos vencedores foram de 200 euros para o primeiro classificado, 150 euros para o segundo e ainda 100 euros para o terceiro lugar. Todos os concorrentes tiveram direito a um prémio de participação, no valor de 50 euros (acumulável com os valores previstos aos três primeiros classificados).
Com um total de 176 votos, o Presépio da Escola Básica e Secundária com Creche e Pré-Escolar do Porto Moniz foi o grande vencedor daquele concurso, que contou com um total de 793 votantes. A votação foi efectuada por todos os visitantes da exposição, que no final de uma visita àquele espaço tinham a oportunidade de colocar o seu voto numa urna.